TPM - Tensão pré-menstrual
- Vivi Oliveira Personal Trainer & Autismo
- 24 de out. de 2020
- 1 min de leitura
A tensão pré-menstrual (TPM) é uma junção de sintomas físicos e psicológicos que podem aparecer vários dias antes e normalmente acabam algumas horas após o início da menstruação.
O tipo e sua intensidade variam de mulher para mulher e também mês a mês na mesma mulher. Os vários sintomas físicos e psicológicos da TPM podem perturbar temporariamente a vida de uma mulher.
Ela inclui a combinação de vários sintomas, tais como: humor irritável, ansiedade, mau humor, depressão, dores de cabeça ou seios doloridos e inchados, inchaço abdominal.
Em média de 20% a 50% das mulheres em idade fértil têm TPM e 5% podem ter uma forma grave de TPM chamada de transtorno disfórico pré-menstrual, no qual os sintomas são tão graves que interferem no trabalho, nas atividades sociais ou nos relacionamentos.
Uma das causas da TPM pode ser a baixa concentração de serotonina. A serotonina é uma substância que ajuda as células nervosas se comunicarem (um neurotransmissor); acredita-se que ela ajuda a regular o humor.
É aí que entra a atividade física regular, porque além de ajudar na produção de serotonina, ela ainda ajuda a diminuir o inchaço, a irritabilidade, a ansiedade e a insônia.
Outras dicas também incluem:
Descansar e dormir no mínimo sete horas por noite;
Praticar meditação ou exercícios de relaxamento;
Evitar atividades estressantes;
Consumir mais proteínas e menos açúcar e cafeína;
Diminuir o uso do sal, que muitas vezes reduz a retenção de líquidos e alivia o inchaço.
Vivian Oliveira
Personal Trainer e Consultoria Fitness
CREF 021447-G/PR

コメント